Benefícios Sociais Saúde

Como fazer cirurgia bariátrica custeada pelo SUS? Veja passo a passo

A busca por alternativas para a realização da cirurgia bariátrica é uma realidade para muitas pessoas que enfrentam problemas de obesidade e buscam soluções acessíveis. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a possibilidade de realizar esse procedimento de forma gratuita, mas o caminho para alcançar esse objetivo pode gerar dúvidas.

Para auxiliar aqueles que estão em busca de informações sobre como fazer a cirurgia bariátrica custeada pelo SUS, elaboramos um guia passo a passo que aborda desde o cadastro até o acompanhamento pós-cirúrgico. Confira as etapas fundamentais para quem deseja iniciar esse processo em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.

1. Cadastro no SUS

O primeiro passo para iniciar o processo de cirurgia bariátrica pelo SUS é realizar o cadastro no sistema de saúde pública brasileiro. É fundamental reunir toda a documentação exigida, incluindo RG, CPF, comprovante de residência e laudos médicos que comprovem a necessidade do procedimento.

  • Reúna os documentos necessários.
  • Dirija-se a uma unidade de saúde do SUS.
  • Preencha o cadastro com atenção aos detalhes.

2. Avaliação médica e diagnóstico

Após o cadastro, é crucial passar por uma avaliação médica para diagnosticar a necessidade e viabilidade da cirurgia bariátrica. O médico realizará exames específicos, considerando fatores como índice de massa corporal (IMC) e condições de saúde.

Exames Comuns: Exames Específicos:
Hemograma Testes de função hepática
Glicemia em jejum Ecocardiograma
Perfil lipídico Endoscopia digestiva alta

3. Encaminhamento para o Centro Cirúrgico

Com o diagnóstico em mãos, o médico poderá encaminhar o paciente para um Centro Cirúrgico especializado em cirurgia bariátrica. Esses centros são responsáveis por realizar o procedimento com equipe especializada.

  • Agende a consulta no Centro Cirúrgico indicado.
  • Leve todos os documentos e laudos médicos para a consulta.
  • Esclareça dúvidas sobre o procedimento durante a consulta.

4. Preparação pré-cirúrgica

Antes da cirurgia, é necessário seguir uma série de orientações para garantir a segurança e eficácia do procedimento. Isso inclui realizar exames pré-operatórios, seguir uma dieta específica e, em alguns casos, participar de grupos de apoio psicológico.

  • Siga a dieta pré-cirúrgica conforme orientação médica.
  • Compareça às consultas e exames pré-operatórios.
  • Participe de grupos de apoio para preparação emocional.

5. Realização da cirurgia bariátrica

A fase da cirurgia bariátrica envolve o procedimento cirúrgico em si, que pode variar entre diferentes técnicas, como bypass gástrico e gastrectomia vertical. A escolha da técnica será feita pelo cirurgião, considerando as condições de saúde do paciente.

  • Esteja preparado para a cirurgia, seguindo todas as orientações prévias.
  • Após a cirurgia, siga rigorosamente as recomendações médicas.
  • Mantenha acompanhamento pós-cirúrgico conforme indicado.

A jornada rumo à cirurgia bariátrica custeada pelo SUS exige comprometimento e seguimento de todas as etapas. É fundamental estar ciente de que o processo pode demandar tempo, mas o resultado pode representar uma transformação significativa na qualidade de vida.

Portanto, para aqueles que buscam essa alternativa, a persistência e o acompanhamento médico são essenciais. A cirurgia bariátrica pode ser um passo importante para alcançar uma vida mais saudável e superar os desafios relacionados à obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *